11 DICAS PARA MANTER O FOCO

Psicóloga dá dicas para manter o foco


A psicóloga Kelly McGonigal, autora do livro Os Desafios À Força De Vontade, por vários anos ministrou um curso bastante popular na Universidade de Stanford dedicado à ideia de que a força de vontade não é um aspecto inalterável do ser humano, mas uma reação complexa da mente e do corpo, que pode ser comprometida por noites mal dormidas, estresse e alimentação inadequada.

Algumas estratégias propostas por McGonigal poderão ajudá-lo a manter a força de vontade necessária para completar suas metas:

1. Metas fáceis
A força de vontade funciona como um músculo. Quanto mais você o desenvolve, mais poderá usá-lo em sua rotina. McGonigal sugere começar com desafios menores antes de encarar as metas mais complicadas.



2. Objetivos
Selecione uma meta que deseja muito alcançar, não algo que conhecidos sugeriram ou que você acha que deveria querer. Pense em um objetivo que poderia contribuir positivamente para seu crescimento pessoal.

3. Inspiração
Inspire-se em alguém que alcançou aquilo que você tanto deseja fazer. Tente conviver com familiares e amigos que também apoiam sua vontade: mudanças nem sempre são alcançadas sem alguma companhia.

4. A parte da manhã pode ser melhor
A força de vontade normalmente enfraquece ao longo do dia, conforme ficamos cansados. Portanto, algumas metas podem ser mais fáceis de completar no período da manhã, como fazer exercícios. E tome cuidado para não retomar hábitos ruins após o fim da tarde.

5. Controle a ansiedade 
Estresse e força de vontade são incompatíveis e sempre que estivermos desequilibrados emocionalmente, encontrar determinação será uma tarefa mais árdua. O estresse costuma nos encorajar a apenas prestar atenção em metas de curto prazo; o autocontrole, por outro lado, mantém o foco mais amplo. “Aprender a controlar essa ansiedade é uma das coisas mais importantes para melhorar a força de vontade”, afirmou McGonigal. Quando se sentir estressado, até uma caminhada de cinco minutos pode ajudar a acalmar os ânimos.

6. Durma bem
Dormir menos de seis horas por noite faz com que o córtex pré-frontal perca o controle das regiões cerebrais responsáveis pelas suas vontades, como o desejo incontrolável de comer alguma coisa. A ciência mostra que dormir pelo menos uma hora a mais por noite ajuda a evitar que dependentes químicos tenham recaídas — o mesmo pode funcionar se seu objetivo for resistir a um cigarro ou a uma barra de chocolate.

7. Alimentação saudável
A alimentação também tem um papel importante. “Uma dieta com mais vegetais e menos alimentos processados oferece mais energia ao cérebro e pode melhorar todos os aspectos necessários para manter a determinação com suas metas de ano novo”, observou McGonigal.





8. Faça diferente hoje
Não se convença de que “será diferente amanhã”. McGonigal explica que temos mania de pensar que acordaremos com mais motivação e energia no dia seguinte. “Quando acreditamos que faremos uma escolha diferente no próximo dia, quase sempre cedemos às tentações no momento atual.”

9. Reconheça e contenha suas fraquezas 
Entenda seus limites e prepare-se para quando eles surgirem. “As pessoas que consideram ter autocontrole são as primeiras a falhar em suas resoluções”, disse. “É preciso saber onde estão suas falhas, como e quando você costuma cair em tentação e passa a ignorar os objetivos.”

10. Tenha um plano e um segundo plano
Seja específico, mas flexível: delimite bem a sua meta para entender o que será necessário para alcançá-la, mas deixe espaço para mudar o passo a passo caso precise.

11. Pequenas recompensas 
Dê recompensas a si mesmo durante todo o processo. Pesquisas sugerem que, ao associar tarefas a um pequeno “prêmio”, o cérebro passa a encará-las como algo saudável e positivo. Mas se a ideia for parar de fumar, por exemplo, escolha qualquer coisa menos o cigarro como recompensa.


Fonte: Revista Galileu
Postagem Anterior Próxima Postagem