4 DICAS PARA ESTUDAR MELHOR


1. Tenha claro seu objetivo e motivação
"De nada adianta buscarmos motivação para algo que de fato não nos motiva. Precisamos saber exatamente o que queremos para poder seguir em frente, nem que se gaste bastante tempo pensando nisso. Pessoas que não têm planos e metas definidos podem viver sem rumo e acabar sendo comandadas pelas circunstâncias ou pelas escolhas de terceiros. Além disso, a motivação está diretamente ligada aos seus objetivos! Por isso, defina seus objetivos e metas para alcançá-los. Comece pensando nas pessoas que você admira e no motivo da sua admiração. Depois responda as perguntas “O que eu quero?”, “Por que eu quero?” e “Como pretendo chegar lá?”. E não desista deles, pois a motivação faz você começar, mas somente o hábito faz você continuar! Para transformar algo em hábito, basta persistir no mesmo comportamento durante uns dois meses pelo menos. Após esse tempo, seu comportamento se tornará automático. É exatamente por isso que manter a rotina dos estudos será fundamental para atingir seus objetivos."
 
2. Aprenda como você aprende
"As pessoas têm diferentes formas de aprender. Alguns possuem uma memória mais auditiva, outros uma memória mais visual, outros preferem estudar ensinando… descubra qual a sua melhor forma de aprender e passe a estudar assim, seja gravando áudios dos conteúdos, enchendo as paredes de cartazes ou ensinando o que aprendeu para a família, amigos, namorado, cachorro, parede, etc. Algumas pessoas têm dificuldade de se concentrar nos estudos quando há distrações no ambiente. Neste caso, busque se isolar das distrações durante o estudo, como desligar o celular e a TV."
3. Seja dono do seu tempo
"Cada um tem um tempo e objetivos diferentes. Organize um plano de estudos de acordo com o seu tempo e com o que você precisa estudar. Saiba quanto tempo você tem disponível e faça um cronograma com todas as suas atividades diárias, desde quando acorda até a hora de dormir. Defina os conteúdos que você vai estudar em cada dia e quanto tempo levará para cada um. Lembre de dedicar mais tempo para aqueles conteúdos que são mais relevantes para você ou que você tem mais dificuldade em aprender. Faça isso e notará que, embora o tempo passe voando, você é o piloto e consegue comandá-lo!
4. Tenha cuidado com as emoções desagradáveis e com os pensamentos que não ajudam
"Sabe aquele friozinho na barriga? Esse friozinho é resultado das suas emoções e dos seus pensamentos. Sempre que pensamos em algo ruim, sentimos emoções desagradáveis, como medo e ansiedade. O problema não é sentir emoções, pois elas são um reflexo dos nossos pensamentos. O problema é quando pensamos em algo que não é verdade, mas acreditamos que seja. Muitas vezes, o que está por trás da ansiedade em relação aos estudos e às provas são pensamentos de incapacidade e de inferioridade. Mas pensamentos não são fatos. Por isso, o melhor a se fazer nessas situações é enfrentar o medo e desafiar seus pensamentos! Para acreditar em você é preciso arriscar e ultrapassar as barreiras da vida. E lembre de não se comparar com os outros, pois somos todos diferentes e cada um tem a sua trajetória. É isso que o torna único e especial!"

FONTE: REVISTA GALILEU
Postagem Anterior Próxima Postagem