6 dicas para investir na sua educação além da faculdade


investir-em-educacao-vetarq
O que os grandes gênios da informática Bill Gates e Steve Jobs têm em comum com o Silvio Santos? Além de serem empreendedores de sucesso, eles nunca terminaram a faculdade.

Pesquisas recentes do CareerBuilder revelaram que 51% dos formandos de 2014 estão trabalhando em uma área que não exige curso superior. Isso mesmo, mais da metade nem precisaria se formar pra ter o emprego que tem. E mais: 40% dos entrevistados acreditam que a faculdade não prepara para o mercado de trabalho.

Não queremos que você largue a faculdade - e vá vender sua arte na praia -, mas aqui vão 6 dicas feitas pelo Mashable para se dar bem no mercado de trabalho mesmo sem curso superior.


1 - Adquirir conhecimento
Existem milhões de formas de conseguir conhecimento - e com a internet tudo ficou mais simples. Leia livros, revistas, jornais e blogs para se manter atualizado. Participe de fóruns e cursos onlines.




2 - Ganhar experiência e construir um portfólio
Não adianta nada ter um diploma e nunca ter trabalhado na área. Conhecimento requer experiência. Invista seu tempo acumulando experiências e construindo seu portfólio. Vale qualquer coisa, não só trabalhar. Viajar é ótimo, e ainda pode te render um segundo idioma.




3 - Ter habilidades e valores básicos
Nem tudo se aprende na faculdade. Aliás, não é porque você não tem diploma, que não pode ser ético ou ter espírito de liderança. De acordo com o CareerBuilder, a maioria das empresas procuram funcionários que tenham ética, saibam trabalhar em equipe e sob pressão. Outras habilidades recomendadas são boa comunicação e organização.




4 - Ter bons tutores
Um dos segredos para uma boa carreira são tutores. Muito além de contatos, busque pessoas que tenham algum valor para agregar. Envolva-se com pessoas que trabalham em uma empresa que você admira - ou queria trabalhar. Se essas pessoas não forem muito acessíveis, acompanhe-as em redes sociais e procure saber o que elas fizeram para atingir o sucesso. Espelhar-se em alguém não é algo ruim e pode te levar adiante.




5 - Acreditar em si mesmo
A carreira profissional é cheia de momentos bons e ruins. Não desanime nos momentos de turbulência, acredite em você. Muitas pessoas irão te desanimar - ainda mais se você ainda não tiver um diploma de faculdade. Mas fique firme. Faça uma lista de pequenos objetivos e vá concluindo aos poucos.




6 - Conhecer suas opções
Mesmo sem curso superior, oportunidades não faltarão. O diploma do ensino médio já lhe renderá bons caminhos para sua carreira. E você pode ser seu chefe - empreender é sempre uma boa opção. Pequenos negócios começam com um blog, ou na garagem de casa. Trabalhos freelancer também são bem vistos. E lembre-se, nunca é tarde pra recomeçar, ou até mesmo terminar a faculdade.


Com informações de Revista Galileu
Postagem Anterior Próxima Postagem