As primeiras imagens de cães no mundo



Essas podem ser as primeiras imagens de cães no mundo, e eles estão usando coleiras.


Esculpido em um penhasco de arenito na borda de um rio passado no deserto árabe, um caçador desenha seu arco para matar. Ele é acompanhado por 13 cães; Dois animais têm linhas que correm do pescoço para a cintura do homem.


As gravuras provavelmente datam de mais de 8000 anos, tornando-se as primeiras representações de cães, revela um novo estudo. E essas linhas são provavelmente coleiras, sugerindo que os seres humanos dominaram a arte de treinar e controlar cães milhares de anos antes do que se pensava anteriormente.

"É uma coisa verdadeiramente espantosa", diz Melinda Zeder, arqueóloga do Museu Nacional de História Natural da Smithsonian Institution em Washington, DC. "É a única manifestação real que temos dos humanos que usaram cães cedo para caçar". Mas ela adverte que mais trabalho irá ser necessário confirmar tanto a idade quanto o significado das representações.

A cena de caça vem de Shuwaymis, uma região montanhosa do noroeste da Arábia Saudita, onde as chuvas sazonais formaram rios e apoiou bolsões de vegetação densa. Nos últimos três anos, Maria Guagnin, arqueóloga do Instituto Max Planck para a Ciência da História Humana em Jena, na Alemanha, em parceria com a Comissão Saudita do Turismo e Patrimônio Nacional, ajudou a catalogar mais de 1400 painéis de arte rupestre contendo quase 7000 animais e seres humanos em Shuwaymis e Jubbah, uma vista mais aberta a cerca de 200 quilômetros a norte que já foi pontilhada com lagos.

Começando cerca de 10.000 anos atrás, os caçadores-coletores entraram - ou talvez voltassem para a região. O que parecem ser as imagens mais antigas são pensadas até à data desta época e retratam mulheres curvas. Então, cerca de 7000 a 8000 anos atrás, as pessoas aqui se tornaram pastoras, com base em ossos de gado encontrados em Jubbah; Isso é provável quando fotos de gado, ovelhas e cabras começaram a dominar as imagens. No meio, esculpidas em cima das mulheres e sob o gado, são os primeiros cães de caça: 156 em Shuwaymis e 193 em Jubbah. Todos são de tamanho médio, com orelhas picadas, focinhos curtos e caudas onduladas - marcas de caninos domésticos. Em algumas cenas, os cachorros encaram os burros selvagens. Em outros, eles mordem os pescoços e barrigas de ibex e gazelas. E em muitos, eles estão amarrados a um humano armado com arco e flecha.

Os pesquisadores não puderam analisar diretamente as imagens, mas com base na seqüência de escultura, na meteorização da rocha e no momento da mudança para o pastoralismo, "A arte do cachorro tem pelo menos 8000 a 9000 anos de idade", diz Guagnin. Isso pode afastar as representações de cães anteriormente rotulados como os mais antigos, pinturas em cerâmica iraniana datadas de no máximo 8000 anos atrás.

"Quando Maria veio comigo com as fotos de arte rupestre e me perguntou se eles queriam dizer alguma coisa, eu perdi a cabeça", diz a co-autora Angela Perri, uma pesquisadora do Instituto Max Planck de Antropologia Evolutiva em Leipzig, na Alemanha. Perri estudou os ossos de cães antigos ao redor do mundo e argumentou que os primeiros cães eram críticos na caça humana. "Um milhão de ossos não vão me dizer o que essas imagens estão me dizendo", diz ela. "É o mais próximo que você vai chegar é a um vídeo do YouTube".



Os cães parecem muito com o cão de Canaã de hoje, diz Perri, uma raça em grande parte feroz que atravessa os desertos do Oriente Médio. Isso poderia indicar que essas pessoas antigas criavam cães que já se adaptaram à caça no deserto. Ou as pessoas podem ter domesticado esses cães independentemente do lobo árabe muito tempo depois que os cães foram domesticados em outros lugares, o que provavelmente aconteceu entre 15.000 e 30.000 anos atrás.

Mas Zeder observa que as gravuras podem não ser tão antigas quanto parecem. Para confirmar a cronologia, os cientistas precisarão vincular as imagens a um sítio arqueológico bem datado - um desafio, diz ela, porque "o registro arqueológico nesta região é realmente irregular".

Paul Tacon, um arqueólogo da Griffith University em Gold Coast, na Austrália, concorda que "encontrar arte rupestre é muitas vezes desafiador". Mas, com base em suas quase 4 décadas de estudar tais imagens em todo o mundo, ele diz: "Sua cronologia é sólida. "

Mesmo que a arte seja mais nova do que Guagnin e seus colegas pensam, as coleiras são, de longe, as mais antigas registradas. Até agora, a primeira evidência de tais restrições veio de uma pintura mural no Egito datada de cerca de 5500 anos atrás, diz Perri. Os caçadores árabes podem ter usado as trelas (coleiras) para manter os cachorros valiosos perto e protegidos, diz ela, ou para treinar cães novos. Ligar cachorros até a cintura do caçador podem ter liberado as mãos para arco e flecha.

Mas Tacon adverte que as linhas nas gravuras podem ser simbólicas. "Pode ser apenas uma representação de um vínculo". De qualquer maneira, ele diz, esse vínculo era claramente forte, já que os artistas parecem ter retratado cães que eles realmente conheciam, com padrões, posições e gêneros de pelagem particulares. "Essas criaturas eram muito importantes, companheiros amados".

Tal relacionamento teria sido fundamental para ajudar as pessoas a sobreviverem a um ambiente hostil. Os cães podiam derrubar as gazelas e os ibex bem rápido para os humanos, diz Perri. Os detalhes das imagens também sugerem que os caçadores antigos adaptaram suas estratégias à paisagem, diz Zeder. Em Shuwaymis, onde os cães podem ter sido usados ​​para dirigir presas nos cantos de terrenos irregulares, a arte retrata grandes grupos. Em Jubbah, as imagens mostram grupos menores de cães que podem ter emboscado presas em aguadas. "As pessoas conseguiram se aventurar nessas áreas inóspitas estrategicamente buscando cães para sobreviver", diz Zeder. "E agora estamos vendo uma imagem real de como aconteceu".

Com infos. de ScienceMag
Postagem Anterior Próxima Postagem