CÃES SÃO MAIS INTELIGENTES DO QUE GATOS?



Será que os cães são mais inteligentes do que os gatos? Pesquisadores contaram o número de neurônios e descobriram que um tinha o dobro do outro.

A inteligência dos animais é um tópico que fascina cada vez mais as pessoas, principalmente quem tem como amigo um cão ou um gato quer saber se ele é inteligente e entende o que falamos ou sentimos.

Basicamente, quanto mais neurônios você encontra no cérebro, maior é a capacidade cognitiva, ou seja, melhor é a forma como o cérebro processa o que o indivíduo percebe, aprende, recorda e pensa sobre toda informação captada através dos cinco sentidos, bem como as informações que são disponibilizadas pelo armazenamento da memória.

No caso dos cães, o principal ranking de inteligência foi elaborado baseado no julgamento de especialistas em comportamento e treinamento canino e levou em conta a facilidade que uma raça tem em aprender e obedecer comandos. 

Para ajudar a entender quem é o mais inteligente entre os cães e gatos,  uma equipe de  pesquisadores contou o número de neurônios no córtex cerebral. 

O número absoluto de neurônios que um animal possui, especialmente no córtex, é um dos principais fatores que determina a riqueza de seu estado mental e sua capacidade de prever o que está prestes a acontecer em seu ambiente com base em experiências passadas. 

A palavra córtex vem do latim " casca". o córtex é a camada externa do cérebro, também conhecida como substância ou massa cinzenta. 

Podemos considerar que é no córtex que estão os neurônios que desempenham as funções mais complexas em todo o sistema nervoso de um indivíduo.

A equipe da pesquisa descobriu que os cães possuem cerca de 530 milhões de neurônios no córtex, enquanto os gatos têm cerca de 250 milhões. Para ter uma ideia, o córtex humano contém cerca de 16 bilhões de neurônios. 

Então a implicação lógica é que: sim, os cães têm mais capacidade biológica para fazer coisas muito mais complexas e flexíveis do que os gatos. 

Só que não é um corpo maior que explica o número de neurônios. Existem animais com cérebros de tamanho semelhante e quantidades completamente diferentes de neurônios. Também há animais como os ursos que têm um cérebro maior, porém tem uma quantidade de neurônios semelhante a de um gato.

Embora essa comparação de inteligência entre cães e gatos não seja lá muito justa, já que são espécies totalmente diferentes e que passaram por processos de domesticação distintos, trabalhos como esse tem o intuito de ajudar na elaboração de um método para usar a contagem de neurônios como uma maneira de medir a inteligência entre várias espécies.

Por gentileza, dê like e inscreva-se para receber os próximos vídeos.
INSCREVER-SE: http://bit.ly/2Z032re

MATERIAIS CONSULTADOS:
Dogs Have the Most Neurons, Though Not the Largest Brain: Trade-Off between Body Mass and Number of Neurons in the Cerebral Cortex of Large Carnivoran Species

Neuronal factors determining high intelligence

Comentários