CÃES SÃO MAIS INTELIGENTES DO QUE GATOS?



Será que os cães são mais inteligentes do que os gatos? Pesquisadores contaram o número de neurônios e descobriram que um tinha o dobro do outro.

A inteligência dos animais é um tópico que fascina cada vez mais as pessoas, principalmente quem tem como amigo um cão ou um gato quer saber se ele é inteligente e entende o que falamos ou sentimos.

Basicamente, quanto mais neurônios você encontra no cérebro, maior é a capacidade cognitiva, ou seja, melhor é a forma como o cérebro processa o que o indivíduo percebe, aprende, recorda e pensa sobre toda informação captada através dos cinco sentidos, bem como as informações que são disponibilizadas pelo armazenamento da memória.

No caso dos cães, o principal ranking de inteligência foi elaborado baseado no julgamento de especialistas em comportamento e treinamento canino e levou em conta a facilidade que uma raça tem em aprender e obedecer comandos. 

Para ajudar a entender quem é o mais inteligente entre os cães e gatos,  uma equipe de  pesquisadores contou o número de neurônios no córtex cerebral. 

O número absoluto de neurônios que um animal possui, especialmente no córtex, é um dos principais fatores que determina a riqueza de seu estado mental e sua capacidade de prever o que está prestes a acontecer em seu ambiente com base em experiências passadas. 

A palavra córtex vem do latim " casca". o córtex é a camada externa do cérebro, também conhecida como substância ou massa cinzenta. 

Podemos considerar que é no córtex que estão os neurônios que desempenham as funções mais complexas em todo o sistema nervoso de um indivíduo.

A equipe da pesquisa descobriu que os cães possuem cerca de 530 milhões de neurônios no córtex, enquanto os gatos têm cerca de 250 milhões. Para ter uma ideia, o córtex humano contém cerca de 16 bilhões de neurônios. 

Então a implicação lógica é que: sim, os cães têm mais capacidade biológica para fazer coisas muito mais complexas e flexíveis do que os gatos. 

Só que não é um corpo maior que explica o número de neurônios. Existem animais com cérebros de tamanho semelhante e quantidades completamente diferentes de neurônios. Também há animais como os ursos que têm um cérebro maior, porém tem uma quantidade de neurônios semelhante a de um gato.

Embora essa comparação de inteligência entre cães e gatos não seja lá muito justa, já que são espécies totalmente diferentes e que passaram por processos de domesticação distintos, trabalhos como esse tem o intuito de ajudar na elaboração de um método para usar a contagem de neurônios como uma maneira de medir a inteligência entre várias espécies.

Por gentileza, dê like e inscreva-se para receber os próximos vídeos.
INSCREVER-SE: http://bit.ly/2Z032re

MATERIAIS CONSULTADOS:
Dogs Have the Most Neurons, Though Not the Largest Brain: Trade-Off between Body Mass and Number of Neurons in the Cerebral Cortex of Large Carnivoran Species

Neuronal factors determining high intelligence

As perguntas poderão ser respondidas aqui nos comentários ou via e-mail quando fornecido.

Postagem Anterior Próxima Postagem