Resumo - Medicamentos para realização de IATF em bovinos

Medicamentos para realização de IATF em bovinos

A IATF (Inseminação Artificial em Tempo Fixo) em bovinos é um procedimento utilizado para sincronizar o cio e induzir a ovulação em um grupo de vacas, permitindo a inseminação artificial em um momento pré-determinado. O protocolo de IATF envolve o uso de vários medicamentos e hormônios para alcançar esses resultados. Aqui está uma lista dos medicamentos com suas funções no protocolo de IATF:

  • Prostaglandina F2α (PGF2α): É um hormônio utilizado para regredir o corpo lúteo presente no ovário da vaca, induzindo assim o cio e preparando o útero para uma nova onda de crescimento folicular.
  • Análogos sintéticos de GnRH (Gonadotrofina liberadora de hormônio): Esses medicamentos imitam a ação do hormônio natural GnRH, estimulando a liberação de hormônios gonadotróficos no cérebro da vaca. Isso promove o desenvolvimento e a seleção dos folículos ovarianos.
  • Hormônio luteinizante (LH): O LH é utilizado para induzir a ovulação. É administrado em um momento específico do protocolo, quando os folículos estão prontos para liberar o óvulo.
  • Progesterona: A progesterona é utilizada para sincronizar o ciclo estral das vacas. Pode ser administrada na forma de dispositivos intravaginais ou injeções. A progesterona mantém o útero em um estado de quiescência até que seja retirada, desencadeando o início do ciclo estral.
  • Estradiol: O estradiol é um hormônio utilizado para promover o desenvolvimento dos folículos ovarianos e preparar o útero para receber o embrião. Também auxilia na sincronização do ciclo estral.
  • Hormônio folículo estimulante (FSH): O FSH é utilizado em alguns protocolos de IATF para estimular o crescimento dos folículos ovarianos. Pode ser administrado em combinação com outros hormônios.

Esses são alguns dos medicamentos e hormônios comumente usados em um protocolo de IATF em bovinos. Cabe ressaltar que a seleção e o uso específico de cada substância podem variar dependendo do protocolo adotado pelo veterinário ou especialista em reprodução animal. É essencial consultar um profissional qualificado para determinar o protocolo mais adequado para sua situação específica.

As perguntas poderão ser respondidas aqui nos comentários ou via e-mail quando fornecido.

Postagem Anterior Próxima Postagem